O seguro empresarial é uma categoria do mundo dos seguros que visa proteger a empresa de diversos riscos sob os mais diversos aspectos. Isso engloba desde o patrimônio físico da companhia até os seus funcionários. Afinal, quem possui um negócio precisa ter a segurança de que eventuais imprevistos não vão impedir sua continuidade ou causar grandes prejuízos.
Assim como outros tipos de seguro, o para empresas também possui uma série de particularidades e coberturas diferenciadas. O intuito é proporcionar proteção e segurança para todos os tipos de companhias, exatamente de acordo com as necessidades específicas de cada uma.
Como funciona o seguro para empresas?
Para atender adequadamente todas as necessidades da companhia, o seguro para empresas engloba diferentes modalidades. Entre elas estão o seguro patrimonial, seguro saúde, seguro de vida em grupo e seguro odontológico.
Cada uma delas possui o intuito de proteger a empresa de determinados riscos. O patrimonial, por exemplo, tem como objetivo resguardar os bens da companhia de incêndios, acidentes naturais e roubo ou furto, de acordo com o que estiver contratado na apólice. Já os demais são voltados à proteção dos funcionários. Por isso, são considerados como benefícios para os colaboradores.
Embora as empresas possam contar com recursos como vigilância, câmeras, para-raios, alarmes e outros, o seguro é um produto que agrega nos quesitos segurança e tranquilidade. Por isso, é essencial que o empresário pense na proteção de sua companhia como um todo, principalmente no que diz respeito ao seu patrimônio e seus colaboradores.
Imagine a seguinte situação: em um dia muito chuvoso, um raio atinge a fiação de um restaurante, causa um incêndio e danifica não só a estrutura do estabelecimento como os aparelhos, como TV e computador do caixa que ali estavam. Se o proprietário tiver o seguro empresarial contratado, as coberturas de patrimonial vão garantir a indenização das perdas e ele não terá que arcar com todos os prejuízos.
Agora pense em outra situação na qual uma empresa de tecnologia é invadida por criminosos, que levam notebooks, tablets e outros gadgets. Se o dono tiver contratado o seguro empresarial com cobertura para roubo e furto, será ressarcido pelos prejuízos de acordo com que consta em sua apólice e poderá renovar a quantidade de equipamentos que foram subtraídos.
Ficou com alguma dúvida sobre a importância do seguro para empresas, como ele funciona e quais são as suas principais coberturas? É só falar com a gente.