Uma boa gestão de funcionários leva em conta os benefícios que vão atrair talentos para a empresa e reduzir a queda de produtividade decorrente da evasão de colaboradores. E entre os muitos benefícios que uma empresa pode oferecer, está o seguro saúde empresarial.
Também conhecido como seguro saúde, esse benefício é uma cobertura de despesas médicas, odontológicas e hospitalares similar ao plano de saúde, mas com algumas diferenças. A ANS não faz distinção entre as duas modalidades para efeitos de registro, mas é importante saber que sim, existem algumas diferenças cruciais entre elas.
A mais importante é que o seguro de saúde funciona na base do reembolso de despesas médicas: o segurado paga pelos seus custos de saúde no prestador de serviço que escolher e depois apresenta a nota fiscal para o seguro, que reembolsará o valor — nos planos de saúde, o reembolso é uma prática rara.
Outro diferencial é que o seguro de saúde não oferece uma rede credenciada, mas sim uma rede referenciada de profissionais e estabelecimentos de saúde. Nos planos de saúde, o beneficiário precisa consultar em uma rede credenciada.
No seguro saúde uma rede referenciada é uma opção do segurado: se ele optar por médicos e hospitais referenciados, não será preciso guardar a nota fiscal e exigir o reembolso do seguro. Mas ele pode escolher prestadores de serviço fora dessa rede e tem a garantia de que receberá reembolso de quaisquer valores investidos — desde que estejam dentro dos limites contratados.